17 de março de 2011

Borracha azul do dentista, para que serve?

Ao contrário do que se pode pensar, a borracha azul não tem a exclusiva função de manter aberta a boca durante o procedimento. Esta borracha tem a função de criar um campo operatório, para procedimentos como tratamento de canal e restauração.  Chamamos este aparato de "isolamento absoluto".

Não se trata de um artifício exclusivo da Odontologia. Por exemplo, na medicina, o campo operatório é um tecido esterilizado que serve para limitar, isolar e proteger a região que se irá trabalhar.

Nos casos de tratamento de canal, este campo terá a função de criar um ambiente mais  estéril possível, impedindo que as bactérias presentes no meio bucal e na saliva interfiram na desinfecção do canal.

Já nos procedimentos restauradores, principalmente os que envolvem a Resina Composta, o isolamento torna-se indispensável,  em razão das restaurações em resina exigirem um meio seco e isento de umidade para seu feitio, caso contrário terão longevidade/durabilidade comprometida e estarão sugeitas a infiltração marginal.

Os antigos roletes de algodão e o sugador já não são mais suficientes para garantir que o meio esteja isento de umidade e pronto para o trabalho e atualmente servem apenas como acessórios do isolamento absoluto.

leitura recomendada: relato de visita ao dentista, escrito por Tainá Sena. 
obs.: não se trata de uma paciente de nossa clínica, mas vale a pena ler para entender melhor as reações e impressões que alguns dentistas podem causar.

Mastercard - Visa - American Express - Diners Club Internacional - Hipercard - Aura - Itau - Bradesco.
ARAUJO&GINGER - Estética Dental
Av. 24 de Outubro, CASA451, Centro de Cuiabá

Há 4 anos Transformando Sorrisos em Cuiabá

2 comentários:

Anônimo disse...

E eu pensando que estava com mau-hálito.

Anônimo disse...

E nas restaurações que tem que chegar na gengiva?? Na minha dá para sentir que ficou um degrau e não gostei disso não

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Web Hosting Coupons